Aberto Segunda - Sexta 08:00-18:00
E-mail contato@casologica.com.br Ligue Agora! (11) 2381-8759
Aberto Segunda - Sexta 08:00-18:00
E-mail contato@casologica.com.br Ligue Agora! (11) 2381-8759

Caixa de Compostagem ou Composteira?

Um Breve Histórico

A ideia da compostagem é antiga. Desde os egípcios, a compostagem ocorre como alternativa para nutrição vegetal de suas lavouras. Pilhas e pilhas de composto eram gerados para a produção de alimento. A partir dessa experiência histórica, estudos foram feitos nas últimas décadas para descobrir uma maneira fácil e rápida de realizar a compostagem. Foi aí que surgiu a ideia de utilizarem caixas plásticas empilhadas para a armazenagem do composto, possibilitando a compostagem em áreas urbanas. Para facilitar mais ainda o processo, ele foi incrementado com a técnica de vermicompostagem (com minhocas), que acelera a decomposição e dá mais qualidade ao composto gerado.

A caixa de compostagem (mais conhecida como composteira doméstica) é um kit que vai ser responsável pela reciclagem de seu resíduo orgânico, ou seja, vai transformar o seu resíduo em algo que você possa reutilizar, evitando o desperdício. O kit transforma o seu lixo orgânico em húmus, que é a matéria orgânica degradada em seu estágio final. O húmus contém todos os nutrientes que existem nos alimentos e o disponibiliza de uma forma mais acessível. Mais acessível para quem? Para as plantas! Suas plantas irão adorar esse fertilizante, mas não só esse, pois seu kit irá produzir duas formas diferentes de fertilizantes: o húmus, que é o biofertilizante bruto, ou sólido, e o que chamamos de “chorume do bem”, que é um biofertilizante líquido.

Vantagens

Agora a pergunta, o que eu ganho com isso? A resposta é simples: ao invés do seu lixo orgânico ir para os aterros sanitários, causando a poluição de lençóis freáticos e um gás 20 vezes mais tóxico que o monóxido de carbono, ele pode ser transformado em húmus e chorume. Quem mexe com jardinagem em geral sabe muito bem a importância desse húmus e principalmente o seu valor no mercado. Portanto, que tal transformar o que ia para o seu lixo em um adubo altamente rico para suas plantas, ou até mesmo num produto que pode ser vendido futuramente, gerando um lucro extra no fim do mês?
Para saber mais sobre o problema do lixo orgânico em nossa sociedade, entre em nosso facebook, lá temos diversar informações sobre o assunto.
Qualquer dúvida entre em contato!